Valor Econômico destaca atuação da Aloo Telecom no mercado de Telecomunicações
Mais uma vez a empresa alagoana Aloo Telecom ganhou destaque em uma das maiores publicações do país, o Jornal Valor Econômico. Em pauta, a crescente atuação da companhia no mercado de telecomunicações do Brasil.
A matéria enfatiza a iniciativa dos empresários Felipe Cansanção e Sergio Brito em levar estrutura e serviços de telefonia e internet para regiões remotas ou de baixa densidade populacional, ocupando espaços que não eram atendidos ou o serviço era considerado precário. Atualmente com 130 funcionários diretos e 450 indiretos, a Aloo tem 25 mil Km de rede de fibra óptica e radio digital. Também tem acordos com Telefônica e Tim para compartilhamento mútuo de backbone e fibra no Nordeste e Sudeste.
O Jornal conta, ainda, que os CEOs da companhia revelaram que a empresa está avaliada em R$ 300 milhões, o que atraiu a atenção de investidores. Assim, a Aloo busca um sócio minoritário para apoiar um investimento de R$ 75 milhões para 2017 e 2018. Parte dos recursos virá do caixa da empresa. As negociações estão em fase adiantada com um fundo americano de private equity, para uma participação societária entre 15% e 30%. O acordo deverá ser concluído em fevereiro. O empresário Felipe Cansanção disse à publicação que os investidores às vezes têm receio da instabilidade político-econômica brasileira, mas que eles veem uma janela de oportunidades no Brasil e acham que o país sairá mais forte da crise.
Com autorização de serviço de comunicação multimídia, a Aloo é focada em transmissão de dados de alta capacidade. Cansanção disse ainda que mesmo quando a infraestrutura das operadoras chega próximo às principais cidades do Nordeste, falta capilarização, ou seja, ramificações para outras localidades e acesso às residências. Já os provedores de internet precisam de capacidade de transmissão para vender ais clientes.
O Valor Econômico destacou os números do balanço comercial da empresa, que ainda está em fase de fechamento do ano de 2016, mas revelando que a receita bruta deve superar R$ 60 milhões. Em 2015, o valor atingiu R$ 47 milhões. Para 2017, o CEO da companhia prevê alcançar entre R$ 110 milhões e R$ 120 milhões por crescimento por crescimento orgânico e aquisições. O lucro líquido oscila entre 12% e 15% da receita e a margem de lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) foi de 47% em 2015 e está projetada em 49% em 2017 – a de 2016 está sendo apurada.
A expansão da rede para outros Estados também será importante para o crescimento da receita. Hoje, a Aloo tem backbone próprio na Bahia e Piauí, interligados a Salvador até Fortaleza. Com o investimento previsto para o próximo biênio, a rede de transporte será implantada no espírito Santo, Rio de Janeiro e em São Paulo. Em outro projeto a infraestrutura será estendida ao interior paulista (Campinas e Araraquara), a Rondonópolis e Cuiabá (MT) e a Porto Velho (RO). Com isso a rede deve atingir 32 mil km até 2018.