Investimento da Aloo Telecom em rede de fibra óptica ganha destaque no Valor Econômico Online
A Aloo Telecom foi citada em recente publicação do Valor Econômico Online como uma das empresas que mais vem investindo em redes de fibra óptica no mercado em questão. A matéria, que aponta o crescimento do mercado de ópticos, cita o novo backbone e os planos de expansão da companhia.
Confira alguns trechos escritos por Jacilo Saraiva:
O crescimento da demanda por redes de fibra óptica está atraindo investimentos para a construção de fábricas locais e e centros de dados. a Skylane Optics investiu R$ 3 milhões na unidade que inaugurou em Campinas (SP), em 2014. A produção, com nove linhas de produtos, é centrada em módulos ópticos, equipamentos usados em redes que convertem sinais elétricos em pontos de luz, transmitidos via fibra.
Já o cabo submarino Monet pretende interligar as cidades de Santos (SP), Fortaleza e Miami, nos Estados Unidos. Além da Angola Cables, reúne investidores como o Google, a operadora Antel, do Uruguai; e a brasileira Algar Telecom. Serão mais de dez mil quilômetros de trajeto, que pode ser finalizado até o final do ano. O início da operação está previsto para 2017.
A empresa de telecomunicações alagoana Aloo Telecom também anunciou uma rede de fibra óptica que liga Fortaleza a Salvador. Com investimentos de R$ 50 milhões, possui 2,1 mil quilômetros de extensão e se conecta ao cabo submarino Monet, para atender cidades como Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Maceió (AL) e Aracaju (SE).
Segundo o CEO Felipe Cansanção, o objetivo é aumentar a velocidade de transmissão de dados e de acesso à internet no Nordeste. Em ritmo de expansão, o plano da companhia é ampliar serviços para outras regiões do país, em dois anos.