Estudo aponta que profissionais de tecnologia são os menos estressados
A Veja publicou em seu portal um levantamento que confirma que os profissionais em questão são os que menos se estressam. O estudo revela, ainda, que a carreira jurídica seria a mais tensa.
Confira:
Uma pesquisa realizada pela empresa de gerenciamento de carreiras, Robert Ralf, revelou que os profissionais que trabalham com tecnologia são os menos estressados. Dentre as categorias pesquisadas, o setor jurídico é vítima do maior nível de tensão. Em relação ao status de felicidade alcançado no trabalho, quem exerce cargos de tecnologia é vice-campeão da categoria, ficando atrás apenas de profissionais do setor de marketing. O levantamento ouviu 23 mil profissionais em oito países (Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, França, Holanda e Inglaterra).
A pesquisa apontou também que dois dos valores corporativos mais importantes para os profissionais de tecnologia são ‘se sentir valorizado pelo trabalho que faz’ e ‘orgulho de sua organização’. Para o gerente de divisões da Robert Ralf, Saulo Ferreira, a liberdade e o reconhecimento do profissional no ambiente de trabalho são fatores determinantes para a felicidade e realização pessoal. “Os profissionais de tecnologia trabalham constantemente com criatividade, projetos estratégicos, o que faz com que eles tenham responsabilidade compartilhada e se sintam parte dos interesses da empresa, como um todo. Tais fatores os deixa mais satisfeitos com seu trabalho em si e com a empresa para as quais prestam serviço”, disse Saulo ao site de VEJA.
Ainda segundo o levantamento, o nível de felicidade de colaboradores que trabalham em empresas com até nove pessoas em seu expediente é de 74 pontos, em uma escala de 0 a 100. Já os funcionários das grandes companhias, com 10 mil contratados, atingiram 63 pontos. Ou seja, quanto maior a empresa, maior sua dificuldade de relacionamento com seus colaboradores e para atingir a satisfação de seus profissionais.