Conferências do TED serão realizadas em dezembro na capital alagoana
O site de notícias Agenda A publicou, recentemente, uma matéria que despertou interesse dos alagoanos aficionados por tecnologia, entretenimento e design. É que no próximo dia 3 de dezembro, Maceió irá sediar a série de conferências mais pop do mundo, no Nordeste chamada de TEDx.
Confira a matéria:
As conferências do TED (Tecnologia, Entretenimento e Design, evento criado em 1984 na Califórinia, EUA), não se tornaram as palestras mais vistas no mundo apenas por contar entre seus palestrantes com nomes como Bill Clinton (e Monica Lewinsky), Stephen Hawking, Bono Vox, Bill Gates, entre outros – mas também pelo formato inovador (e curto, 18min) de apresentações que tornaram iniciativas e ideias de anônimos conhecidas no mundo inteiro.
Após o desembarque de suas versões independentes no Nordeste (o chamado TEDx, que já teve edições em Recife, Fortaleza e Salvador, Maceió ganhará sua primeira edição no dia três de dezembro deste ano por meio de uma iniciativa de três professores do Cesmac do curso de Sistemas de Informação.
“Como já era fã e tradutora voluntária das palestras em língua inglesa do TED, me uni aos professores Adilson Santos e João Geraldo Oliveira no objetivo de realizar o primeiro evento do grupo em Alagoas”, diz Thaiza Ferreira, organizadora do evento. “Nossa ideia é reunir algumas das melhores cabeças pensantes em Alagaos com nomes de outros Estados para disseminar boas ideias aqui em Maceió”.
Ainda sem local definido, o TEDx Pajuçara deve reunir uma média de 120 pessoas e terá como lema “Que haja transformação e que comece comigo”. previsto para acontecer das 14h às 20h, o evento vai contar com 16 palestrantes (8 de fora de AL e 8 locais) com tempo estimado de 18 minutos cada para expor suas experiências transformadoras. nos intervalos de cada bloco, o evento contará ainda com pocket show do músico Wado, stand up de Ed Gama e apresentação do ballet da companhia alagoana Maria Emilia Clark.
De acordo com a organização, entre os nomes já confirmados estão o do carioca Rafael Parente (PhD em Educação Internacional e Desenvolvimento pela New York University e fundador do instituto Laboratório de Inovações Educacionais), o da publicitária Gisela Rao (uma das fundadoras do site “Estou Refugiado”, que ajuda refugiados a encontrarem emprego no país) e, de Alagoas, do pesquisador e ex secretário de Ciências e Tecnologia do Estado Eduardo Setton, que contará algumas de suas iniciativas para turbinar o ambiente de tecnologia em Alagoas.
Segundo os organizadores, os organizadores, os primeiros lotes devem ser vendidos a um valor promocional (que deve ficar em torno de R$ 35 reais) já no dia 10 de setembro, e depois serão comercializados outros por um preço maior. Ainda segundo a organização, como o número de pessoas permitida no evento é reduzido, os ingressos serão liberados após a análise de um formulário preenchido pelos interessados – com critérios que levem em conta se o perfil do ouvinte se enquadra no perfil do evento.